A psoríase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, de causa não totalmente conhecida e ainda sem cura definitiva.
Quais os tipos de psoríase?
A psoríase possui diferentes formas como a psoríase em placas, gutata, pustulosa, inversa, eritrodérmica e a artrite psoriática.
A mais comum de todas é a em placas, que afeta 80% das pessoas que possuem esta dermatose. Além das lesões avermelhadas, pruriginosas e descamativas, a doença pode apresentar coceira, queimação e dor.
Surge principalmente nos cotovelos, joelhos, costas e couro cabeludo de homens e mulheres na fase adulta – embora existam casos de crianças com a enfermidade.
Como é o tratamento?
Apesar de não existir forma de prevenir ou curar a psoríase, é possível tratá-la, para evitar a sua reincidência. Normalmente são indicados medicamentos de uso tópico, para aliviar a coceira e ajudar na cicatrização, além da hidratação da pele.
Para casos mais graves são usados medicamentos orais, fototerapia (tratamento a base de luz) e imunobiológicos (que são os medicamentos mais modernos para o tratamento).