15434638014_2a1874866b_o-300x187

Tudo o que você precisa saber sobre olheiras

Caracterizadas por manchas escuras ao redor dos olhos, as olheiras decorrem principalmente de uma concentração anormal de vasos sanguíneos e/ou de melanina sob a finíssima pele da pálpebra inferior, de homens e mulheres. Os fatores que causam o seu surgimento são na maioria dos casos a hereditariedade, o excesso de pigmentação ou vasos no local e também a protrusão das bolsas de gordura que protegem o globo ocular. Por essa razão, elas podem surgir já na adolescência, porém tendem a piorar com o passar do tempo.

No caso das mulheres, as olheiras acentuam-se durante o período menstrual, em virtude do aumento da retenção de líquidos. Alergias (como rinite alérgica e asma), cansaço, estresse, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema, mas não são a causa.

Maus hábitos também contribuem, como o tabagismo, o excesso de consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação. Vale ressaltar também que quem vive coçando os olhos por causa de uma sinusite ou rinite pode facilitar o rompimento ou dilatação de vasinhos na região. É preciso verificar se existe sensibilidade a alimentos alergênicos como a proteína do leite, o glúten e a soja.

Em relação aos tratamentos, há diversas técnicas eficazes para atenuar ou mesmo acabar com o problema, tais como o peeling químico, o laser e até a cirurgia plástica. Há também outras alternativas, como o preenchimento com ácido hialurônico e a carboxiterapia.

Por exercerem uma influência marcante na maneira como somos percebidos, as olheiras podem ter impacto profundo em nossa vida. Por isso, se você sofre com elas, procure o auxílio de um dermatologista.

O que deseja encontrar?

Compartilhe