O carvão ativado é o queridinho do momento quando o assunto é tratamento de beleza. A substância está presente em uma infinidade de novos produtos cosméticos, que vão desde máscaras faciais, sabonetes até pastas de dente. Imediatamente, em virtude das suas incríveis propriedades dermatológicas, ganhou milhares de adeptos no Brasil e no mundo.
Antes de ser adotada pela indústria cosmética, esta substância foi bastante utilizada para absorver toxinas, como drogas, álcool e venenos, antes de adentrarem à corrente sanguínea.
De origem natural, o carvão ativado é um poderoso esfoliante cutâneo, capaz de promover uma descamação de células mortas, proporcionando não só uma limpeza profunda, mas principalmente a desintoxicação e purificação da pele.
Por ser altamente porosa, a substância atua como uma verdadeira esponja, removendo o excesso de oleosidade, resíduos de poluição e até restos de maquiagem. Os produtos com este princípio ativo (como as já populares pérolas negras) podem também deixar a pele mais lisa e fina, além de melhorar a absorção de outros produtos.
Dessa forma, tornam-se interessantes tanto para serem usados em casa( na forma de sabonetes, esfoliantes e cremes) como no consultório, para aumentar a penetração dos peelings, por exemplo.