A pele do nosso rosto fica exposta à poluição, vento, sol e uma série de outras intempéries, além de acumular sua secreção natural (sebo). Com o passar do tempo, ela perde o viço, nos conferindo uma aparência carregada, cansada e envelhecida. É fundamental realizar certos procedimentos para recuperarmos o seu aspecto saudável. Uma das formas mais simples de fazer isso é com a limpeza de pele.
A limpeza de pele serve para remover cravos, células mortas e milium (bolinhas de sebo), estimular a renovação celular e combater o excesso de oleosidade.
Em primeiro lugar, é necessário limpar a pele aplicando uma loção para tirar a oleosidade e impurezas mais superficiais. Na sequência, é realizada a abertura dos poros, através da aplicação de vapor de ozônio ou água por cerca de 10 minutos. Isso ajuda a amolecer a pele, facilitando a absorção de outros produtos e a retirada de cravos. É realizada então a esfoliação, para remover as células mortas, facilitando a extração das impurezas que vem a seguir.
Depois, vem a parte mais “complicada”: a extração dos cravos, que pode ser feita de forma manual ou através de aparelhos sugadores (meus preferidos). Após a extração dos cravos, deve ser aplicado um aparelho de alta frequência que auxilia na cicatrização. Nesse momento, é aplicada uma máscara com efeito calmante, para relaxar e atenuar a vermelhidão. Para finalizar, são aplicados cremes ou loções hidrantes e claro, filtro solar.
Recomenda-se realizar a limpeza a cada dois meses, no caso de peles normais a secas, e, pelo menos, uma vez por mês em peles mistas e oleosas.