botox-300x295

Saiba mais sobre a toxina botulínica

Conhecida popularmente como Botox (nome do produto pioneiro), a toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum (causadora do botulismo). Quando purificada e administrada em doses mínimas, é capaz de paralisar músculos específicos, promovendo o tão almejado rejuvenescimento facial.

O procedimento se dá por meio da identificação precisa dos pontos onde a substância será injetada. A aplicação não demora mais do que dez minutos, em média.

Uma vez injetada, a toxina botulínica age como um bloqueador, inibindo a transmissão de estímulos nervosos para os músculos. Dessa maneira, impede a contração do músculo tratado. Embora o efeito seja extremamente rápido, já que os primeiros resultados começam aparecer nas primeiras 48 horas, a duração é temporária, variando de três a quatro meses.

Não é necessário preparo prévio, nem uso de anestesia. Recomenda-se não deitar nas primeiras 4 horas da aplicação e não realizar atividades físicas no mesmo dia.

O tratamento é indicado para amenizar as linhas horizontais na testa, as linhas verticais entre as sobrancelhas, os pés-de-galinha nos cantos dos olhos, as bandas do músculo platisma (conhecido como pescoço de peru).

Alguns músculos, no entanto, não devem ser tratados, pois exercem funções importantes e delineiam a expressão natural de uma pessoa. Consulte um médico dermatologista!

O que deseja encontrar?

Compartilhe