axila-201x300

Saiba mais sobre a hidradenite supurativa

Hidradenite supurativa é doença inflamatória crônica de distribuição universal.

No Brasil, afeta cerca de 4 a cada 1000 pessoas, sem diferença entre as diversas regiões do país, sendo mais comum entre adolescentes e adultos.

 

Definição

Hidradenite supurativa é doença inflamatória crônica e recidivante do folículo piloso, que ocorre em pessoas predispostas geneticamente, influenciada por fatores ambientais, principalmente tabagismo e obesidade. Acarreta grave impacto na qualidade de vida, causando sequelas físicas, psicológicas e socioeconômicas.
Ocorre uma alteração no folículo piloso, que leva a reações inflamatórias locais.
Os hormônios sexuais podem influenciar a evolução da doença, que surge após a puberdade, predomina em mulheres e sofre agravo perimenstrual.

Associações

 

A hidradenite supurativa pode estar associada a várias doenças, como a síndrome de Down, doença inflamatória intestinal, espondiloartropatias, obesidade e a síndrome dos ovários policísticos.
Condições psiquiátricas são altamente prevalentes, como depressão e ideação suicida.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é essencialmente clínico.
As localizações típicas são as axilas, virilhas, próximo às mamas e glúteos.

Tratamento

 

O tratamento consiste em medidas gerais, como controle do peso e da coceira nos locais acometidos, suspensão do tabagismo, restrição ao uso de roupas apertadas e/ou que gerem atrito nas áreas afetadas.
A depilação a laser leva à redução do número de folículos pilosos, diminuindo o número de crises e prevenindo o surgimento de novas lesões.
Além disso são usados medicamentos tópicos, como a clindamicina, ácido fusídico, retiníoides tópicos e infiltrações com corticóides.
Antibióticos orais e imunossupressores podem ser usados. Em casos moderados a graves que falharam ao tratamento convencional, os imunobiológicos são eficazes, assim como há indicação de tratamento cirúrgico.

O que deseja encontrar?

Compartilhe