Causada pelo vírus Varicela-Zóster, a varicela é uma doença infecciosa altamente contagiosa, benigna, que normalmente afeta crianças com idade inferior a 10 anos – embora possa atingir aos adultos também.
Por ser transmitida por via aérea, através das gotículas produzidas pela tosse e espirros de uma pessoa infectada, a doença é facilmente transmitida. Quando alguém é infectado, a varicela pode levar de 10 a 21 dias para se manifestar. No entanto, as pessoas podem transmitir o vírus a partir de um ou dois dias antes de a doença apresentar suas lesões características até que estas virem crostas (formem cascas).
Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida.
Conhecidos pela maioria, os primeiros sinais da varicela são as lesões avermelhadas pruriginosas, que causam intenso desconforto. Podem estar associados tosse, respiração acelerada, sonolência, febre persistente ou dores de cabeça.
É possível prevenir a varicela por meio de vacina.
Uma vez contraída a doença, o tratamento geralmente envolve aliviar os seus sintomas. Por isso, é importante não coçar demasiadamente as feridas, pois pode ocorrer a formação de cicatrizes. Recomenda-se aos pais que cortem as unhas das crianças bem curtas, as vistam com roupas leves e dêem banhos de água morna para acalmar a coceira. Para tratar a doença, procure um médico especializado.