Não importa o estilo, a dimensão ou a quantidade, o fato é que toda tatuagem carrega um significado especial para quem a fez. De maneira geral, as pessoas têm muita cautela para decidir o que, onde e com quem fazer uma tattoo. Mas será que essa mesma preocupação é dedicada à saúde da nossa pele depois dela pronta?
Como qualquer outra mudança definitiva em nosso corpo, a tatuagem requer uma série de cuidados. Ela é uma ferida provocada e, por isso, exige toda higienização para que possa cicatrizar normalmente. Desde o uso do papel-filme (curativo aplicado após o procedimento), a limpeza correta do local é fundamental para evitar infecções. É importante usar sabonetes e pomadas específicas nesse processo. Pessoas com histórico de quelóide, ou cicatrização ruim, devem ter atenção redobrada.
A higienização pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir o aspecto de ferida. Não devem ser usadas buchas ou esponjas no local, pois isso faz com que o processo de cicatrização seja prejudicado.
Nas primeiras horas (e talvez até dias), é normal haver uma ligeira inflamação, vermelhidão, sensação de dor e inchaço – cuja graduação varia de cada pessoa, da área do corpo e do tamanho da tatuagem.
Exercícios físicos devem ser evitados no início ou praticados com bom senso. Evitar o contato direto com a região também é fundamental: não toque e não coce.
Depois que a tatuagem estiver completamente cicatrizada use protetor solar no local regularmente. Isso evita que a tatuagem desbote mais rápido!