A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, ou seja, não tem cura. Além de afetar, na maioria dos casos, os adultos, essa é uma doença comum em cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.
Vale ressaltar que não trata-se de uma inflamação contagiosa, até hoje não houveram incidências de que ela possa ser transmitida por contato com a pele ou utensílios como toalhas ou roupas de cama. Você quer entender a causa da rosácea, sintomas e formas de tratamento? Veja nos tópicos abaixo.
Causas da rosácea
A rosácea surge por uma combinação de alguns fatores, como:
- Anormalidades no sistema imunológico;
- Reações inflamatórias a microrganismos da pele;
- Lesões por raios ultravioleta;
- Disfunção dos vasos sanguíneos.
Atualmente a teoria mais discutida é a de que o sistema imunológico inato, que é a primeira linha de defesa do complexo sistema imunológico, age de forma desordenada ao ser exposto a certos estímulos externos, como, por exemplo, raios solares ou germes na pele.
É a partir dessa resposta do sistema imunológico que ocorre a inflamação da pele e dilatação dos seus pequenos vasos sanguíneos mais superficiais. Assim, começam a surgir vermelhidão, sensação de calor e aparecimento de pequenos vasos no rosto.
Sintomas da rosácea
Antes de te contar quais são os sintomas da rosácea, é importante saber que existem quatro subtipos principais da doença. Veja cada uma delas e seus sinais:
- Eritêmato-telangiectásica: apresenta pequenos vasos sanguíneos no rosto, mais aparente na região da bochecha. Esse tipo de rosácea provoca ondas de calor e vermelhidão intensa.
- Pápulo-pustulosa: essas lesões podem até serem confundidas com acne, porém o que as diferem é o fato de serem mais nodulares.
- Fimatosa: caracteriza-se por hipertrofia e um espessamento da pele, deixando-a irregular. Geralmente surgem mais no queixo, bochechas e testa.
- Ocular: causa terçol, sensação de queimação, visão embaçada, lacrimejamento e coceiras nos olhos. O acometimento ocular pode acontecer simultaneamente com lesões da pele.
Fatores que potencializam os sintomas da rosácea
Existem fatores que são associados a exacerbação dos sintomas da rosácea, conheça:
- Consumo de bebidas quentes;
- Exposição excessiva ao sol;
- Ansiedade e nervosismo;
- Irritação da pele por certos tipos de produtos e maquiagens;
- Prática de atividade física intensa;
- Alto consumo de álcool.
Gostou do conteúdo? Você pode conferir mais detalhes sobre como cuidar da saúde da sua pele no meu Instagram. Clique neste link e me siga!