12355164023_c99fc70a9b_o-300x225

Manchas brancas na pele, o que pode ser?

Ao surgir manchas brancas na pele é comum que apareçam dúvidas como: “Será que é grave?” “Devo ir ao pronto-socorro ou somente marcar um dermatologista?”.

Nestes casos, existem várias possibilidades, por exemplo, a mancha branca na pele pode surgir depois de muita exposição ao sol como pode ser também uma infecção causada por fungo. Geralmente, o tratamento desses tipos de quadro clínico é simples. Dependendo do caso, o dermatologista receita o uso de cremes e pomadas.

No entanto, manchas brancas na pele também podem ser indicação de um problema mais sério, que necessita de tratamento prolongado, como o vitiligo ou a esclerose tuberosa. Ambas situações só podem ser analisadas e tratadas por um especialista. Conheça as possibilidades:

Vitiligo

Doença causada por uma alteração genética ou no sistema imune, onde o próprio organismo combate os melanócitos. Uma das consequências desse diagnóstico são as pequenas e grandes manchas brancas na pele. 

Micose de praia 

Também conhecida como pano branco, a micose de praia causa muita coceira e pode espalhar pelo resto do corpo. Além disso, ao se multiplicar, o fungo inibe a produção de melanina na região, resultando em manchas brancas na pele.

Deficiência nutricional

A falta de vitaminas e minerais no corpo, como, por exemplo, cálcio, vitamina D e E, pode fazer com que manchas brancas na pele apareçam. Para essas situações, o ideal é realizar mudanças nos hábitos alimentares, incluindo alimentos que sejam ricos nesses nutrientes. 

Exposição ao sol em excesso

Além da exposição em excesso ao sol causar manchas brancas na pele, pode causar descamação também. E quando não se usa protetor solar, há a possibilidade das manchas aumentarem. 

Sardas

É normal ocorrer o surgimento de manchas brancas nos braços, mãos e pés depois dos 40 anos de idade. Inclusive, pessoas com a pele branca e que se expõem com frequência ao sol sem uso de protetor solar, as chances são ainda maiores.

Esclerose tuberosa

Essa doença, que também é conhecida como “doença de Bourneville” é caracterizada por manchas brancas isoladas que afetam o organismo. 

Dermatite atópica

Éum tipo de inflamação da pele que afeta, na maioria das vezes, os bebês. Mas pode surgir em qualquer idade. No começo, a dermatite causa o aparecimento de manchas vermelhas, como se fosse caroços, depois, quando desaparecem, deixam a região esbranquiçada.

O recomendado é agendar uma consulta com um médico dermatologista caso apareçam manchas brancas na pele, ainda mais quando vão aumentando gradativamente. Analisar os sinais do corpo é o primeiro passo para identificar a causa e, principalmente, indicar o tratamento indicado. 

Precisa marcar uma consulta com uma dermatologista? Acesse este link e agende! Juntos, vamos cuidar para que a saúde da sua pele esteja sempre em alta. 

O que deseja encontrar?

Compartilhe