Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dermatite não se restringe a um único tipo de patologia, mas sim, a nove diferentes ramificações da doença. A dermatite de contato é uma das mais comuns e conhecidas. Trata-se da reação inflamatória decorrente da exposição da pele a uma determina substância.
Quais os tipos de dermatite de contato?
Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.
A dermatite de contato irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Aparece na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador e as lesões da pele são restritas à área atingida.
Já a dermatite de contato alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende do comportamento do sistema imunológico de cada um pode demorar de meses a anos para se manifestar após o contato inicial. Em geral ocorre pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros.
Qual o tratamento?
Para o tratamento é essencial a identificação do agente agressor e a suspensão do seu uso. Para isso, são feitos testes chamados PATCH testes.
Além disso são usados medicamentos tópicos no local acometido e, se necessário, medicamentos orais.