estrias-1-300x208

Como surgem as estrias e quais as opções de tratamento?

As tão indesejadas estrias que assombram as vidas não só das mulheres, como dos homens também. Como surgem? Por que surgem? Se essa também é uma dúvida sua, continue a leitura.

As estrias são lesões em forma de linhas que aparecem na pele. As causas são fatores hormonais ou até mesmo devido a um rápido ganho de peso. Caracterizada como cicatriz, as estrias são comuns e não são perigosas a ponto de causar problemas graves de saúde. No entanto, acabam incomodando esteticamente. 

Como surgem as estrias?

A pele conta com diferentes propriedades elásticas que são capazes de a esticar e a encolher, conforme o desenvolvimento da pessoa. No entanto, essa flexibilidade tem um certo limite. Por isso, em casos onde há uma exagerada ou rápida extensão da pele, surgem as temidas estrias

As estrias aparecem quando as fibras colágenas e elásticas, que dão estrutura para a pele, se rompem, e assim, formam as cicatrizes. Infelizmente as estrias não têm cura, mas existem tratamentos para melhorar seu aspecto, fazendo com que fique menos aparente.

Casos mais comuns que ocasionam as estrias

  • Predisposição genética: quanto mais pessoas na sua família desenvolvem estrias com facilidade, maior suas chances de obter também.
  • Ganho ou perda brusca de peso excessivo: surgem mais no abdômen e no quadril. 
  • Gestação: com o crescimento acelerado da barriga e dos seios, é comum que este período surja estrias, principalmente após o 6º mês. As regiões que mais surgem são o abdômen, ombros e seios.
  • Ganho de massa muscular: provocam estrias principalmente nos ombros.

Além disso, as estrias também podem surgir em decorrência de doenças, como, por exemplo, síndrome de cushing e a síndrome de ehlers-danlos. Os locais mais comuns que aparecem essas cicatrizes são o quadril, ombros, nádegas, seios e abdômen. 

Quais as opções de tratamento para estrias? 

Como dito anteriormente, não existe cura para as estrias. Porém, há tratamentos que melhoram o aspecto dessas cicatrizes. Conheça os principais: 

  • Ácido retinóico: quando usado precocemente pode aliviar as estrias. Isso porque esse tratamento auxilia na reconstrução do colágeno da pele. Porém, durante a gravidez esse método não é recomendado. 
  • Peeling: é bem semelhante ao ácido retinóico, mas o tratamento é mais intenso.
  • Radiofrequência microagulhada: provoca lesões na pele com o objetivo de estimular a produção de colágeno.
  • Laser ablativo: estimula o colágeno da pele a elastina. É a forma mais eficaz para as estrias mais novas, embora possa ter algum efeito sobre as marcas mais antigas. Este é um dos tratamentos que dão mais resultados, por isso é o mais indicado pelos dermatologistas.

É importante lembrar que quanto mais recente a estria, mais fácil de ter resultado no tratamento escolhido. Sabe aquelas estrias avermelhadas? Essas são as recentes. Elas deixam de ser novas quando começam a ficar esbranquiçadas. 

O mais interessante é que você não precisa ser fiel a um único tratamento, é possível aliar-se um ao outro. Por isso, é comum ver pacientes optando por dois métodos de alívio das estrias mais medicações usadas em casa. 

Há alguma forma de prevenir as estrias?

Não existe nenhuma ação que seja totalmente efetiva. A melhor maneira de evitá-las é manter o peso ideal para não ocorrer um esforço excessivo da pele. Porém é impossível impedir essa situação em casos de gravidez ou adolescentes em fase de crescimento. 

Uma dica que pode ajudar nestes processos é o uso de cremes hidratantes nas áreas em que a pele é mais suscetível as estrias, como a barriga e os ombros. Além disso, praticar atividade física e manter-se hidratado tomando bastante água são hábitos que podem colaborar para evitar o surgimento das estrias

Conte comigo para acabar de uma vez por todas as estrias indesejadas, lembre-se que quanto antes iniciar o tratamento, mais resultado teremos. 

Clique aqui e agende seu horário! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe