Nesta última quinta-feira, 19, o diretor do Big Brother Brasil, Boninho, enviou um recado importante aos participantes do programa, que está em sua 23ª edição. Em áudio, Boninho falou que desaprova o uso do cigarro e que o melhor exemplo que os “brothers” podem dar parar de fumar.
“Atenção, senhores. Nós não gostamos de fumantes e temos muitos na casa. Então, nós vamos reorganizar, pois vocês estão fumando demais. Fica proibido terminantemente a entrada do cigarro mesmo apagado dentro de casa. Fica proibido usar cigarro na orelhinha, porque orelha não fuma. Quando tiverem fumando é no lado de fora, como sempre e por favor, devolvam as caixinhas que facilitam a vida de vocês e o cigarro ficará somente na caixa”, disse.
O cigarro é um dos vilões mais drásticos para a saúde. Apesar de ser ligado a problemas no pulmão e no cérebro, seus riscos vão muito além e podem causar diversos danos ao organismo, principalmente para o metabolismo, pele, cabelo, sistema reprodutivo, coração, rim e circulação periférica.
É fato que o Big Brother Brasil é um dos programas mais assistidos do país. Também é inegável que o estilo e atitudes, como fumar, dos participantes seja de grande influência para o público, principalmente aos mais novos. Reunimos um time de especialistas para explicar como o cigarro afeta as estruturas e o funcionamento do organismo.
7 danos causados pelo cigarro
1. Problemas de absorção de nutrientes
O hábito de fumar influencia até mesmo nos aspectos nutricionais do organismo. “Por atuar no sistema nervoso central, o cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores, responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella
“Além disso, o cigarro promove um efeito termogênico, acelerando o metabolismo, o que leva ao emagrecimento e reduz a oxigenação dos tecidos do organismo, que causa envelhecimento precoce e acelerado”, alerta a especialista, que também é diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
2. Envelhecimento da pele e complicações após tratamentos estéticos
“Uma pessoa fumante ingere diversas substâncias nocivas que entram na corrente sanguínea, dificultando a oxigenação do sangue. O tabagista vive em uma condição de ar rarefeito constante devido à pequena quantidade de oxigênio circulante no sangue. A boa oxigenação dos tecidos é responsável pela manutenção das suas funções de maneira adequada”, explica a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A especialista continua: “A pele, por ser um tecido que se renova constantemente, precisa de um aporte sanguíneo intenso. Se a circulação é prejudicada, a pele e suas funções também são afetadas. Como resultado, a pele fica mais seca, mais propensa ao aparecimento de rugas (principalmente o famoso código de barras devido à constante aspiração do cigarro) e adquire uma coloração amarelada. A produção de colágeno também é prejudicada, resultando em maior flacidez”.
Acesse a matéria: https://www.bonsfluidos.com.br/bem-estar/brothers-de-bbb-23-levam-bronca-por-uso-exagerado-de-cigarro-7-danos-causados-pelo-tabagismo.phtml