Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente.
Indicação
A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.
Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas.
A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.
Preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos. Após a aplicação do produto, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada. Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergia é raro. Os preenchedores são realizados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado final, como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings.
Indicação
Indicado para atenuar rugas, cicatrizes e sulcos. Também utilizado na correção de cicatrizes de acne; reposição volumétrica em áreas do rosto nas quais ocorreram perdas de gordura e de sustentação, causadas pelo envelhecimento; contorno e volume dos lábios; tratamento de olheiras e contorno mandibular.
O termo Laser corresponde à sigla inglesa para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Na prática, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades.
Na Dermatologia, esta forma de energia atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica. Os “alvos” podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma de tatuagem ou até mesmo a água, como acontece com os lasers fracionados que estimulam a produção de colágeno novo por meio do aumento de temperatura.
Atualmente os lasers são amplamente utilizados nos tratamentos dermatológicos. As suas principais indicações são:
É uma tecnologia que emite feixes de luzes de diversas cores e em várias direções. Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.
No tecido que está sendo tratado existem componentes fotorreceptivos, cromóforos, os quais convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Desse modo, lesiona-se somente o tecido-alvo.
Indicação
Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos como: rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno).
Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e na diminuição de ceratoses actínicas e manchas.
A tricologia é uma área da dermatologia focada no estudo, tratamento e prevenção de problemas que possam afetar a qualidade do couro cabeludo. Através de uma consulta preliminar, o tricologista é capaz de examinar e identificar as possíveis causas de adversidades capilares, trazendo ao paciente soluções para resolvê-las. Nesse primeiro contato, pontos como fatores genéticos e condição atual do couro cabeludo serão observados pelo médico. Em seguida, será solicitada a realização de um exame clínico para uma visualização mais detalhada do quadro.
O problema mais comum que passa pelos consultórios de tricologia certamente é a calvície. Além da calvície, o tricologista também trata outros problemas que acometem o couro cabeludo, como quedas de cabelos, dermatite seborréica (caspa), psoríase e infecções do couro cabeludo. Esteja atento a quedas, diminuição repentina de volume e mudanças no aspecto dos fios. Esses indicativos servem como um sinal de alerta para marcar uma consulta com um especialista. Lembre-se: quanto mais cedo for identificada a complicação, mais simples será o tratamento e, consequentemente, melhores serão os resultados.
O ultrassom microfocado é um tratamento que trata as camadas superficiais e profundas da pele, proporcionando efeito de lifting de forma não-invasiva e não-cirúrgica.
O tratamento aquece a pele e estimula as fibras de colágeno, levando a um espessamento, e dessa forma resultando em um efeito lifting de longo prazo. Devido à alta quantidade de energia que o aparelho emite, ele também é usado para “derreter” a gordura facial enquanto ‘estica’ a área.
Pode ser usado tanto no rosto como em outras partes do corpo, como papada, pescoço, braços, abdômen e coxas.
Além disso, também pode ser aplicado na região da bolsa dos olhos, diminuindo também as rugas, linhas de expressão e olheiras.
Peelings químicos consistem na aplicação de agentes que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se, então, da sua regeneração, com uma aparência geral melhorada. É uma forma de esfoliar e acelerar a renovação da pele.
Pode ser superficial, médio e profundo.
Os peelings químicos não devem ser realizados se houver exposição solar, durante a gravidez, se existir alguma “ferida” aberta no local a ser tratado, se estiver sob estresse físico e mental ou apresentar hábito de “cutucar” a pele.
Proteção solar adequada é imprescindível.
Quando aplicado à pele, o fenol induz a uma queimadura química, que ao longo do tempo resulta no rejuvenescimento da pele. Sua aplicação resulta na formação de uma nova camada de colágeno, após descamação intensa e formação de crostas.
A cicatrização inicia-se em 24 horas e se completa dentro de sete a 15 dias.
O peeling de fenol é recomendado nos seguintes casos:
MD Codes, abreviação de Medical Codes, é um método que foi criado visando promover um efeito de elevação dos tecidos da face de valorização dos seus contornos.. Para isso, são realizadas aplicações de ácido hialurônico, substância naturalmente presente no organismo que, ao estimular a produção de colágeno, ajuda a contornar diversos efeitos do envelhecimento.
A técnica MD Codes não costuma apresentar grandes efeitos colaterais. Podemos citar o edema (inchaço), e o possível surgimento de pequenos hematomas, que desaparecem após alguns dias.
A indicação do MD Codes vai além do rejuvenescimento. Ela também é indicada para pessoas que visam repor volume, melhorar contorno e sustentação da face, minimizar rugas e sulcos existente e conquistar uma aparência mais jovial e natural.
Pode ser utilizada em pessoas de diversas idades.
A técnica não é indicada para gestantes e pessoas que possuem alergia a algum dos componentes da fórmula.
A radiofrequência microagulhada é uma tecnologia que atua estimulando o colágeno no organismo. Ela é muito versátil e pode ser usada no corpo, no rosto e no couro cabeludo.
O microagulhamento, no caso, consiste no uso de uma agulha fina para criar canais, que são microferidas, na pele. Pela agulha, por sua vez, passa uma radiofrequência que atravessa esses “canais”, aumentando a temperatura da área tratada, destruindo o colágeno frouxo e envelhecido, estimulando, assim, um novo colágeno.
O aquecimento provoca um processo inflamatório controlado, com a destruição das fibras de colágeno e elastina. Como resposta, o corpo estimula a produção de um novo colágeno.
Indicada para rejuvenescimento facial, tratamento de cicatrizes de acne e estrias.
Apesar de oferecer tantas vantagens, há algumas pessoas que devem evitar a realização de uma radiofrequência microagulhada, como gestantes e em casos de infecções no local a ser tratado.
Procedimento não invasivo (sem cortes) que reduz camadas de gordura em áreas difíceis (abdome, flancos, região interna da coxa, gordura das costas e submentoniana).
A criolipólise é uma tecnologia revolucionária de resfriamento controlado que ataca somente as células de gordura no local da aplicação, induzindo à eliminação de forma natural. O volume de gordura na área tratada é reduzido sem danificar os tecidos ao redor. O resultado é percebido após dois a três meses da aplicação. Um novo procedimento, no mesmo local, só poderá ser realizado após esse período. A média estimada de redução de gordura após um único procedimento é de 25%.
As contraindicações são mínimas: gestação, hérnia no local, urticária ao frio e crioglobulinemia (doenças relacionadas ao frio, pois se trata de uma técnica que tem como base o congelamento). Importante: pacientes com diabetes, problemas cardíacos ou com outras contraindicações para cirurgia podem se submeter à criolipólise.
Remove lesões benignas ou malignas que podem ter grande extensão e profundidade. Realizada com anestesia local. É utilizada para remoção de tumores, de bolhas ou de outros processos inflamatórios profundos. O exame pode detectar: tumores benignos, malignos, inflamações (psoríase por exemplo) ou infecções (como a hanseníase).
Pode remover os pelos de regiões do corpo, de forma duradoura ou temporária. A versão a laser é eficaz em quase todas as áreas corporais. Vários tipos de laser e luz intensa pulsada podem ser usados para obter resultados prolongados. Várias sessões são necessárias, pois o laser enfraquece o folículo apenas quando o pelo está na fase de crescimento.
CONTATO
VOCÊ TEM DÚVIDAS?
NOVIDADES