Seu couro cabeludo coça com frequência e você não sabe o que fazer com esse incômodo? Antes de tudo é importante saber que os motivos podem ser vários, o ideal é consultar com uma médica dermatologista para identificar a raiz do problema.
A coceira no couro cabeludo sempre acaba dando a impressão de que o cabelo não foi lavado corretamente, mas na verdade, pode estar relacionado a algum problema de saúde. Vamos conhecer as possibilidades?
Conheça as 5 causas mais comuns de coceira no couro cabeludo
- Caspas
A caspa, conhecida também como dermatite seborreica, trata-se de uma descamação aumentada do couro cabeludo, onde faz com que os “pontinhos” brancos surjam. A caspa pode ser causada por inúmeros fatores e está relacionada a um aumento da oleosidade no couro cabeludo.
Além disso, poucas pessoas sabem, mas a nossa pele é trocada a cada 21 dias,o que gera uma descamação normal e, muitas vezes, não é notada. No entanto, quando há um problema, essa descamação se acumula e acaba gerando caspa.
- Fungos e micoses
Esse tipo de problema é mais comum em crianças, onde causam descamação e coceira em lugares específicos, como o couro cabeludo. Uma causa para o surgimento de fungos e micoses é ficar com os cabelos molhados.
- Alergias
Vários tipos de alergia podem causar coceira no couro cabeludo, inclusive reação alérgica de algum produto usado, seja de procedimentos no salão ou até mesmo tintas de cabelo em casa. Entretanto, todo produto usado no couro cabeludo que causa ardência, vai acarretar em descamação. Porém, em casos de reação alérgica, o ideal é descobrir a causa e suspender o uso para evitar novas crises.
- Lavagem
A causa da coceira no couro cabeludo também pode ser a lavagem, pois é preciso levar em consideração a temperatura da água, o produto usado e o fato de secar ou não os fios.
- Doenças
A coceira no couro cabeludo pode ser um sinal que há algo errado no organismo. Por exemplo, o hipotireoidismo pode causar ressecamento da pele no geral, e assim, provoca coceiras. Outro exemplo são doenças hepáticas e renais, que por muitas vezes, impedem a eliminação de substâncias que provocam coceira.
Portanto, independente do quadro clínico, ao observar uma coceira elevada no couro cabeludo, procure por um profissional para eliminar hipóteses e verificar o estado da saúde como um todo.