Você já ouviu o ditado: “você é aquilo que você come”? Embora pouco entendida, essa frase faz muito sentido quando o assunto é a saúde da pele.
A pele, assim como todo órgão do corpo humano, tem necessidade nutricional. Por isso, utilizar cremes e realizar tratamentos estéticos não é o suficiente para uma pele saudável. A alimentação balanceada é aliada não somente da beleza, como da saúde da pele, cabelos e unhas também.
Nosso corpo responde a tudo que consumimos ao longo da vida. Então, qual será a importância de uma alimentação balanceada para ter uma pele saudável? Você vai entender melhor a seguir!
Conheça os dois maiores inimigos da pele saudável
- Envelhecimento precoce
O excesso de radicais livres é o principal causador de envelhecimento da pele. Tais radicais são produzidos o tempo todo pelo organismo, de maneira natural. No entanto, alguns fatores podem aumentar sua produção e causar o envelhecimento precoce, como, por exemplo, alimentos gordurosos e industrializados, repletos de conservantes e sódio.
- Acne
A acne possui uma série de causas. Uma das principais é a alimentação com grande quantidade de açúcares e carboidratos. Esses alimentos possuem alto valor glicêmico que podem levar a alta produção de insulina, produzindo um efeito inflamatório no corpo – e favorecendo o surgimento de acne.
Como garantir a saúde da pele?
Se você está ingerindo alimentos saudáveis, sua pele irá responder positivamente. Mas se estiver ingerindo alimentos industrializados em excesso e pouca água, sua pele irá responder negativamente. Confira como melhorar a saúde da pele e ter ótimos resultados!
- Consuma alimentos antioxidantes
Alimentos antioxidantes são ricos em: vitamina A, C e E, selênio, betacaroteno, flavonoides e ômega 3. Como, por exemplo, frutas, vegetais e frutos secos. Uma alimentação rica em antioxidantes combate e neutraliza os radicais livres, pois sua função é a proteção celular.
- Consuma fibras, vitaminas e minerais
A alimentação saudável para a pele é aquela que possui uma diversidade de fibras, vitaminas e minerais. Tenha o hábito de consumir vegetais crus, frutas, legumes, gérmen de trigo, milho, castanha do pará, grão de bico, leite magro e derivados para manter a saúde da pele em dia.
O intestino é um dos órgãos que mais liberam toxinas do corpo. E tais toxinas são acumuladas também pela pele, ou seja, se o intestino não estiver funcionando corretamente, é a pele que irá sofrer. Por isso, vale ressaltar que a garantia para um intestino regulado está associada à ingestão de fibra e água.
- Polifenóis contra os radicais livres
Os polifenóis são compostos encontrados em frutas e plantas que trazem muitos benefícios à saúde. Além de auxiliar na saúde da pele combatendo os radicais livres, também regula o metabolismo e previne diversas doenças.
Você encontra os polifenóis em frutas vermelhas, chá verde, nozes, sementes, castanhas e até no cacau. Vale inserir na sua alimentação diária!
- Hidratação de dentro para fora
Nosso corpo possui necessidade de hidratação constantemente. Por isso, beber água é um hábito mais do que importante, é imprescindível. A dica é consumir a quantidade de água que seu corpo necessita, em média, 2 a 3 litros por dia.
- Consuma proteínas
As proteínas presentes em carnes, ovos, leguminosas, sementes e castanhas, fornecem aminoácidos fundamentais para a formação e manutenção do colágeno e elastina. É exatamente essa estrutura que dá a sustentação da pele, garantindo a saúde dela.
Viu como a alimentação tem muita relação com a saúde da pele? Por isso, aliar o consumo de alimentos saudáveis com o tratamento dermatológico é muito importante para o sucesso no tratamento.
Agora, se você ainda não iniciou o seu tratamento, agende sua consulta por meio deste link! E não deixe de acompanhar o Instagram para receber mais dicas de cuidados com a pele: acesse aqui.