31705348647_a29517caa7_o-300x200

Saiba mais sobre o vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune, não contagiosa, caracterizada pela perda de coloração da pele, que surge em pessoas de qualquer idade, desde que haja predisposição genética. Geralmente, as manchas são desencadeadas por algum evento traumático, seja físico ou emocional.

As células de defesa do organismo reconhecem os melanócitos (responsáveis pela pigmentação da pele) como um corpo estranho a ser combatido e eliminam estas células de várias regiões do corpo, formando as manchas.

Quais as causas do vitiligo?

As causas da doença ainda são desconhecidas e o curso da doença é imprevisível, podendo ocorrer melhora espontânea. Qualquer pessoa pode desenvolver o vitiligo, desde que haja predisposição genética.

Quais os tipos?

Existem diversos tipos de vitiligo, sendo os mais comuns o segmentar e o não segmentar. O primeiro surge em uma única região do corpo e costuma se manifestar na infância. O segundo é o mais comum, que se manifesta em diferentes regiões do corpo, geralmente de forma simétrica. Os locais mais comuns para o aparecimento das mãos são o rosto, cotovelos, joelhos, dedos punhos e pernas.

Como é o tratamento?

Lidar com a doença não é simples, por isso o suporte psicológico é fundamental e deve ser encorajado sempre.

Um dos principais desafios é deixar a pele sempre protegida. Por isso, é importante usar protetor solar de amplo espectro diariamente e evitar traumas na pele, como cortes e arranhões.

O tratamento clínico envolve o uso de corticóides tópicos, imunomoduladores, fototerapia, micropigmentação e lase

O que deseja encontrar?

Compartilhe