A sudorese exerce um papel fundamental de equilibrar a temperatura do corpo, para que ele continue funcionando corretamente. Porém, o suor excessivo pode ocorrer em outras situações: dias de altas temperaturas, após a realização de exercícios físicos, em momentos estressantes ou quando ingerimos comidas apimentadas.
O que é a hiperidrose?
Já a hiperidrose é uma doença caracterizada pela produção exagerada e incontrolada de suor em decorrência da hiperatividade das glândulas sudoríparas.
A hiperidrose é uma condição benigna, que não causa nenhum dano mais grave à saúde, mas que pode desencadear baixa autoestima e desconfortos sociais de diversas naturezas
Onde é mais comum?
O problema aparece com maior frequência na palma das mãos, na planta dos pés e axilas.
Quais as causas?
A hiperidrose pode ser ocasionada por inúmeros fatores, tais como a menopausa, doenças cardíacas, doenças da tireóide, ansiedade, diabetes e certas medicações, sendo a causa desconhecida a mais comum.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da história clínica e de exames laboratoriais.
Qual o tratamento?
O tratamento varia de acordo com cada caso, mas pode ser feito com medicamentos tópicos ou orais e até cirurgia.
A aplicação de toxina botulínica, principalmente nas axilas, é muito efetiva para controlar a sudorese, pela sua capacidade de paralisar certos músculos responsáveis pela contração glandular.