39645622215_e7bfb86737_o-300x200

Saiba mais sobre a pediculose

A pediculose é uma doença contagiosa comum, causada pelos piolhos (Pediculus humanus), microscópicos parasitas pretos, que se alojam no couro cabeludo. Eles se alimentam do sangue de seu hospedeiro, causando uma sensação de coceira intensa.

Como é a transmissão?

Transmitida pelo contato direto ou pelo compartilhamento de objetos, esta patologia afeta pessoas de qualquer idade, gênero ou etnia. Devido ao grande tempo de contato entre si, crianças pequenas são infestadas mais comumente e com maior intensidade. Em casos de guerra e catástrofes naturais a infestação por piolhos é muito comum.

Quais os sintomas?

Além da coceira importante, a pediculose pode ainda provocar ferimentos na cabeça, atrás das orelhas e nuca.

Como diagnosticar?

Basta uma observação criteriosa das lêndeas (ovos dos piolhos fixados aos fios de cabelos) ou dos próprios piolhos, com o auxílio de uma boa iluminação e um pente fino.

Como é o tratamento?

Uma vez contraída a doença, é muito importante tomar algumas providências: avise a escola em que a criança estuda e lave as roupas e roupas de cama. É importante que todos que convivam com a pessoa acometida pela pediculose sejam examinados e se necessário tratados, para evitar a re-infestação.

Apesar de ser uma ideia muito disseminada popularmente, o corte dos cabelos não é necessário. É importante retirar todas as lêndeas e piolhos com o auxílio de um pente fino.

Podem ser utilizados produtos tópicos, como xampus, cremes ou loções, bem como medicamentos orais quando necessários.

O que deseja encontrar?

Compartilhe