Embora seja negligenciada por muitas pessoas, as unhas podem desenvolver uma série de doenças, sendo uma das mais populares a onicomicose. Conhecida como a micose das unhas, esta é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, a proteína que forma as unhas.
Quais os sintomas da micose de unhas?
Apesar de ser uma patologia crônica, a onicomicose é silenciosa e não apresenta dores, pelo menos em sua fase inicial. Os sintomas da infecção variam dependendo do tipo de fungo envolvido, mas unhas grossas e amareladas são os sinais mais comuns. Nas fases mais avançadas, as unhas podem começar a esfarelar, a se quebrar, encravar ou até se descolar totalmente, provocando dores e, eventualmente, causando outras infecções.
A onicomicose é mais comum nas unhas dos pés, por encontrar nos calçados um ambiente mais propício aos fungos. Porém, o problema pode afetar também as unhas das mãos, atingindo homens e mulheres de todas as idades, com maior tendência a se desenvolver em adultos e, principalmente, idosos.
Como é o tratamento?
O tratamento varia de acordo com o tipo e a extensão da doença, mas na maior parte das vezes são utilizados medicamentos de uso tópico, sob a forma de esmaltes. Somente nos casos mais sérios o tratamento por via oral é prescrito. Por depender do crescimento das unhas, qualquer tratamento é relativamente lento, durando pelo menos um ano.