Quando o assunto são os nossos cabelos, nossa atenção e preocupação é redobrada. Isso vale tanto para nós mulheres quanto para os homens.
O tricograma digital é um exame que analisa o cabelo e pode detectar alterações no seu ciclo biológico, podendo ser usado para o diagnóstico das doenças que atingem o couro cabeludo. Além disso, serve como parâmetro na avaliação dos tratamentos empregados.
É um método que determina o número de cabelos, sua densidade e quantifica a proporção destes nas diferentes fases de seu crescimento. Diferentemente do método convencional, é rápido e indolor. Realiza-se o registro microscópico e análise dos fios de determinadas áreas do couro cabeludo. Esse procedimento auxilia da identificação de diversas alterações capazes de alterar os fios de cabelos, tais como alopecia androgenética e a alopecia areata, por exemplo.
Além de oferecer um diagnóstico mais preciso, o tricograma digital pode ainda ser utilizado após a instituição do tratamento local ou sistêmico para avaliar sua resposta. Para saber mais sobre o procedimento, procure um dermatologista.