image

6 cuidados com a pele na adolescência

É muito comum que durante a adolescência, por volta dos 12 anos, os cuidados com a pele se torne prioridade. Isso porque cravos e espinhas começam a surgir e é preciso de autocontrole para não espremer e deixar a pele ainda mais inflamada.

Realizar o tratamento certo é fundamental para que essa fase seja mais tranquila e é por isso que separei algumas dicas especiais de cuidados com a pele. Mas antes, entenda o que acontece com o corpo na adolescência.

Durante a adolescência o organismo passa por mudanças hormonais intensas, que alteram todo o corpo e metabolismo. Com tais modificações é que surgem alterações na pele, sendo o aumento da oleosidade o efeito mais notado. E com o aumento da oleosidade aparece o conjunto das lesões chamado acne: os cravos (comedões) e as espinhas (pústulas).

Além das mudanças hormonais, também existem outros fatores que podem causar acne, como a predisposição genética, rotina estressante ou hábitos alimentares com alto consumo de gorduras.

Como cuidar da pele na adolescência?

1. Tenha o hábito de lavar o rosto 2 vezes ao dia

Use sabão neutro – ou outro indicado pelo médico dermatologista -, enxaguando bem e secando com uma toalha macia sem esfregar o rosto. Um ponto importante nesta parte de cuidados com a pele: não lave o rosto várias vezes ao dia, pois isso pode remover a proteção natural do tecido e deixar sua pele ainda mais oleosa.

2. Evite o sol em excesso

Isso pode aumentar a oleosidade da sua pele, favorecendo a formação da acne. Por isso, quando escolher um protetor solar, opte por formulações com textura leve e menos oleosa.

3. Evite o contato da mão no rosto com frequência

Tocamos em nosso próprio rosto com mais frequência do que imaginamos. E se você tem esse hábito, lave as mãos ou evite o toque. Esse também é um cuidado com a pele, pois a mão é uma região que fica em contato constante com bactérias e, consequentemente, entrará em contato com o rosto.

4. Nunca esprema as acnes 

Espremer as espinhas não vai ajudar a fazer com que elas sumam, pelo contrário. Ao espremer a espinha você espalha a inflamação e ainda deixamos cicatrizes na área da pele. Por isso, tente evitar ao máximo.

5. Alimentação balanceada

A alimentação também está relacionada com os cuidados com a pele! Certos alimentos podem favorecer o aparecimento de espinhas, principalmente os mais gordurosos. Por isso, observe sua rotina alimentar e veja se o surgimento de acnes também pode estar atrelada ao consumo em excesso de gordura.

6. Use protetor solar

Mesmo que você não se exponha ao sol com frequência, é preciso usar proteção solar todos os dias como prioridade em seus cuidados com a pele. O recomendado é usar um produto específico de acordo com o seu tipo de pele e aplicar 3 vezes ao dia – tudo isso com indicação de um médico dermatologista.

Precisa marcar a sua consulta para melhorar seus cuidados com a pele? Confira a minha agenda agora mesmo! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe