Os procedimentos estéticos têm evoluído cada dia mais e os avanços tecnológicos contribuíram para o surgimento de diversas técnicas para melhorar o aspecto da pele.
Na década de 60, a técnica a laser, era utilizada no tratamento de doenças de pele e para eliminar pequenos tumores. Porém, foi notada a melhora da pele e a possibilidade de ser utilizado em outros procedimentos. Atualmente, o uso de laser pode ser desfrutado em diversos tratamentos, como: suavização de rugas, rejuvenescimento, remoção de pelos, cicatrizes e aparência da pele.
Com tantas opções, fica difícil escolher o melhor tratamento a laser, não é? De agora em diante, você conseguirá fazer a escolha ideal, pois o tipo de laser é que determina sua finalidade. No entanto, nada dispensa a necessidade de se consultar com um dermatologista para realização da avaliação.
Quais os tipos de lasers e suas funções?
Laser Quantum
Tratamento moderno que utiliza a LIP – Luz Intensa Pulsada, onde atinge os níveis superficiais e profundos da pele. É um procedimento que atua nas imperfeições, manchas e cicatrizes provocadas por vasos sanguíneos e acnes.
Os raios de luz pulsada são liberados por flashes e sua atuação no nível superficial da pele contribui para a melhora de manchas, sardas, melanoses e pode até eliminar lesões vasculares e pequenos vasos na região do rosto. Já a atuação no nível mais profundo da pele estimula o colágeno, melhorando o aspecto de cicatrizes, rugas e marcas.
Portanto, laser quantum é recomendado para:
- Correção de vasos sanguíneos;
- Manchas de sol, sardas e melanoses;
- Rosáceas;
- Cicatrizes;
- Rejuvenescimento da pele (rosto, mãos e colo).
Laser Fraxel restore
A função do laser fraxel restore é eliminar as células pigmentadas e penetrar a camada profunda da pele, conhecida como derme. Com a finalidade de atuar na melhora da elasticidade da pele, esse tratamento estimula a produção natural de colágeno e elastina.
O laser fraxel restore é fracionado e não ablativo, ou seja, age diretamente na profundidade da pele, deixando a primeira camada intacta. Por ter a tecnologia fracionada, consiste em tratar alguns locais da pele e preservar ao seu redor. O tempo de recuperação também é menor, comparado aos lasers que tratam a pele como um todo.
O laser fraxel restore é recomendado para:
- Tratamento de melasma;
- Quelóides;
- Rugas;
- Cicatrizes como marca de acne, estrias e lesões cutâneas.
Laser CO2
O laser CO2 possui ação ablativa, ou seja, retira a camada superficial da pele por meio da vaporização. Esse tratamento alcança a camada mais profunda da pele (derme) por meio do calor, onde destrói o colágeno danificado e força o organismo a produzir um novo colágeno. Por isso, sua atuação é diretamente na região escolhida.
O procedimento resulta na substituição de colágeno e elastina, contribuindo para uma pele nova, com textura firme e suave. É recomendado para:
- Amenizar linhas de expressão;
- Reduzir rugas, manchas e acnes;
- Melhorar a textura da pele, promover firmeza.
Como escolher o melhor tratamento?
Existem diversos tipos de tratamentos a laser, entretanto, a escolha varia de acordo com seu objetivo. Perceba que cada tipo de laser possui uma finalidade e método de ser realizado, sendo que alguns atingem a primeira camada da pele e outros a camada mais profunda. Alguns flashes são aplicados em toda a região e outros em pontos específicos.
Para maiores informações, agende sua consulta por meio deste link. Vou te orientar e avaliar qual seria o melhor para você.