Depois de algumas edições adiadas, a expectativa pelo Carnaval está ainda mais alta. E os planos para mergulhar na festa de cabeça são promissores. Mas para que a alegria seja completa, sempre é bom se prevenir para evitar desconfortos. Se hidratar, proteger a pele do sol e manter os pertences em segurança são as preocupações mais imediatas. Mas tem alguns detalhes que passam despercebidos – e correm o risco de atrapalhar a folia. Para quem tem coxas grossas (ou muito juntas), por exemplo, evitar fricção e assaduras é preocupação de primeira necessidade.
A dermatologista Cíntia Maria Guedes de Mendonça, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o que causa as assaduras é o atrito entre as coxas, que faz a barreira da pele se romper. Se esse problema for recorrente, a pele da região pode acabar engrossando para tentar se “proteger” — e, em algumas pessoas, o local pode adquirir uma coloração mais escura.
Por isso, a melhor forma de prevenir assaduras é evitando esse atrito. “O ideal é fazer uma barreira entre as coxas, seja com tecidos ou com cremes. Você pode usar shorts por baixo de saias e vestidos (prefira os tecidos de fibras naturais às sintéticas), hidrate bem a região e mantenha-a sempre seca”, orienta a profissional.
Hidratantes fluidos e de alta absorção são os mais indicados por Cíntia. “Esses produtos formam uma película protetora sobre a pele, ajudando no deslizamento”, explica. Mas atenção: hidratação é bem diferente de umidade — o que, inclusive, piora o atrito. Manter a região bem seca é fundamental mesmo quando a pele já está assada, pois ajuda na prevenção de micoses.
Desodorantes antitranspirantes são bons aliados. “Os em aerossol podem ser usados, mas prefiro manipular um desodorante menos irritante, próprio para a região”, diz Cíntia.
Acesse a matéria: https://revistamarieclaire.globo.com/beauty-tudo/noticia/2023/02/bloco-da-coxa-grossa-9-produtos-para-preservar-as-pernas-do-atrito-durante-a-folia.ghtml