sunblock-1461397_1920-300x200

A polêmica sobre a oxibenzona e o protetor solar

A oxibenzona é um dos componentes presentes nos protetores solares, já que possui amplo espectro de proteção. Atualmente acredita-se que ela possa prejudicar tanto o meio ambiente como a nossa saúde. De acordo com estudos recentes, essa substância poderia afetar as barreiras de corais. Por isso será proibido o uso de  protetor solar com oxibenzona no Havaí a partir de 2021.

O problema é que as alterações nos corais decorrem de diversos fatores, como condições climáticas, alterações nas marés e até mesmo os animais que vivem  ou viviam naquela determinada área. Ainda não está totalmente claro o impacto da substância nas barreiras de corais.

Já em humanos, a oxibenzona causaria alterações hormonais, porém a quantidade da substância aplicada na pele deveria ser muito alta e durante um período muito longo (cerca de 35 anos seguidos!).

Como ainda não existe nada conclusivo, é importante manter o uso do protetor solar (podemos optar pela troca por um protetor solar inorgânico, antes chamado de protetor físico) e os cuidados com a exposição solar (evitar o sol entre 10 e 16h e usar roupas adequadas).

O que deseja encontrar?

Compartilhe